Ainda que muita gente veja a Páscoa como sinônimo de chocolate, essa data é um dos feriados mais importantes para o Cristianismo. A origem dos festejos é a chamada “Páscoa judaica” ou “Pessach“, que celebra a fuga dos hebreus escravizados no Egito. Como os acontecimentos da semana santa são narrados durante essas festividades, os cristãos chamam de Páscoa o domingo da ressurreição de Jesus Cristo, depois de sua morte por crucificação na Sexta-Feira da Paixão, por volta do ano 33 d.C.
O feriado repercutiu em diversas culturas, e símbolos como o coelho e o ovo ganharam importância – principalmente por impulsionarem o comércio.
Enquanto aqui no Brasil a tradição é presentear nossos queridos com ovos de chocolate, diversos países tem suas próprias maneiras de celebrar a data. Conheça algumas comemorações curiosas que acontecem pelo mundo:
Ovos coloridos
Na Áustria e na Suíça é tradição pintar ovos cozidos, já na Alemanha a Páscoa é comemorada com a chegada da primavera, então as árvores são enfeitadas com ovos de galinha esvaziados através de um furo e coloridos com tinta e papel.
Omelete gigante
Na França existe uma tradição desde 1973 onde os cavaleiros da Confraria Mundial da Omelete Gigante de Páscoa preparam uma gigantesca omelete, com nada menos do que 15 mil ovos.
Bilby – o mascote
Como na Austrália o coelho é considerado uma praga não controlada devido a sua superpopulação, ele foi substituído pelo Bilby, um marsupial nativo do país que está entrando em extinção.
Pão de Páscoa
Na Páscoa da Polônia, a tradição diz que o dono da casa não pode ajudar a preparar o famoso “Pão de Páscoa”, pois seu bigode ficará cinza e a massa ruim. Alguns dizem que é uma jogada de marketing das padarias polonesas, mas os bigodudos não costumam arriscar.
Agora que você já conhece um pouco sobre as tradições de Páscoa em alguns países, desejamos a você uma Feliz Páscoa, que seja um momento de reflexão, renovação e agradecimento pela vida!