Fundada em 1702, Tiradentes já foi cenário de diversos atos políticos, inclusive no período da Inconfidência Mineira. A bela cidade é repleta de construções históricas e, ao caminhar pelas ruas de pedra, você encontra sobrados e casarões do século XVIII e igrejas barrocas, além de museus e ateliês de arte.
Igreja Matriz de Santo Antônio
A Matriz de Santo Antônio possui um conjunto de arquitetura barroca magnifico, a igreja é uma verdadeira obra de arte, com lustres de prata e ouro que decoram o altar e as suas imagens detalhadas. As esculturas da fachada foram todas feitas por Aleijadinho. No alto, você pode observar um órgão português de 1788 com oito fileiras de tubos e belas pinturas no estilo rococó.
Passeio de Maria Fumaça
Se você está em Tiradentes, não pode deixar de participar do passeio de Maria Fumaça. O percurso, que dura cerca de 30 minutos e parte da pequena estação da cidade construída em 1881, se passa pelo o que restou da antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas, inaugurada por Dom Pedro II em 1881.
Chafariz de São José
Construído pela Câmara Municipal em 1749 para abastecer a cidade com água potável, o chafariz é um dos mais belos exemplares do período colonial, com elementos tipicamente barrocos: pilastras, coruchéus, volutas e cruz. Possui três carrancas esculpidas em pedra, que jorram água em um tanque único, um pequeno nicho com a imagem de São José de Botas e um brasão com as armas de Portugal. Ainda hoje o chafariz atende à população com suas águas puríssimas.
E aí, quer conhecer as cidades históricas? Entre em contato com a Torres e solicite uma cotação!