San Andrés é uma pequena ilha colombiana que fica bem perto da Nicarágua, no mar de infinito azul do Caribe. E, embora a sua beleza já seja mundialmente conhecida, muitos não imaginam que esse é um destino bem acessível. Sem aqueles casarões de artistas famosos americanos e os resorts que encontramos abundantes em tantas outras praias – como os de Punta Cana, na República Dominicana – San Andrés tem se tornado a paixão de viajantes do mundo inteiro por proporcionar uma experiência mais autêntica.
Então, se você sonha em vir ao Caribe mas não está disposto a gastar muito, saiba que aqui há comida, hospedagem e passeios que você pode pagar sem se preocupar com a fatura do cartão de crédito. Além de barata, San Andrés tem um aperitivo a mais: a ilha é um imenso duty free onde pagar impostos não estará no seu vocabulário.
Principais atrações
Com praias banhadas pelo mar azul do Caribe, San Andrés é excelente destino para os mergulhadores, já que está cercada por recifes de corais. Outras atrações imperdíveis dos pacotes para San Andrés são a Cueva de Morgan, o Hoyo Soplador, o Parque Regional Johnny Cay e as ilhas próximas de Providencia e Santa Catalina.
Praias
A orla de areias brancas possui praias paradisíacas, com destaque para Spratt Bight, Rocky Cay, Path Way, San Luis e Acuario. Cercadas por arrecifes de corais, oferecem fauna e flora diversificadas e são o paraíso dos mergulhadores.
Cueva de Morgan
Reza a lenda que o local foi utilizado pelo pirata Morgan para guardar seu tesouro. A caverna possui um lago em seu interior que dá acesso ao outro lado da ilha, com natureza virgem. ENDEREÇO: Avenida Circunvalar, km 8.
Hoyo Soplador
O gêiser natural, orgulho dos nativos e um dos principais pontos turístico da ilha, é produzido pela pressão com que a onda do mar entra nos túneis de pedra. O efeito lembra um “sopro” de ar que empurra água por um dos buracos na rocha.
Laguna Big Pond
Situada no setor de La Loma, a lagoa possui 150 metros de extensão e mais de 30 metros de profundidade. Rodeada por bosques de árvores frutíferas, é habitada por várias espécies de animais terrestres e muitos peixes. A água é inapropriada para banho, mas o visual compensa a visita.
Parque Regional Johnny Cay
O parque, a 15 minutos de San Andrés, é uma ilha com área de 45.000 metros quadrados e cobra taxa de entrada. No local você observa tartarugas, iguanas, lagartixa azul e aves migratórias. Oferece muitos bares que servem refeições e bebidas típicas, como o cocoloco, feita a base de coco e rum.
Providencia
A ilha de Providencia fica a 20 minutos de avião e a 72 quilômetros ao norte de San Andrés. É um verdadeiro paraíso com natureza intocada, que abriga a terceira maior barreira de recife de corais do mundo, e que ostenta o título de Reserva da Biosfera pela Unesco. Isolada geograficamente, a única vizinha é Santa Catalina, ilhota com um quilômetro quadrado de extensão.
Museus
Ao passar por San Andrés não deixe de conhecer os museus da ilha, que ajudam a contar um pouco da história de seu povo. Na Casa Museo Isleña você verá uma residência típica, que resgata os costumes abandonados pela maioria dos isleños. Já o Museu Pirata traz exposição de vestimentas e utensílios que fazem referência às histórias da época dos corsários.
Compras
Livre de impostos, San Andrés atrai muitos turistas que buscam produtos importados por preços mais baixos. A maior parte das lojas concentra-se no centro comercial e na Peatonal, calçadão que abriga hotéis, restaurantes e luxuosas lojas. O comércio abre às 9h e fecha às 12h30 para a siesta, voltando às 15h e fechando às 19h30.
Gostou deste destino? Entre em contato com a Torres e reserve já sua viagem!