Depois que você decidiu qual o melhor transporte e hospedagem de acordo com o que você procura, chegou a hora de conferir dicas de segurança que vão ajudar a diminuir as preocupações durante a sua primeira – de muitas – viagem solo!
Que tipo de precaução uma viajante precavida deveria tomar? De acordo com o site 360 Meridianos, minimizar riscos, em uma cidade estrangeira ou de seu país, é caso de senso comum, quer você seja mulher, quer seja homem. No site Lonely Planet existem listas de discussão específica quanto às preocupações das mulheres. Vale a pena ver avaliação de segurança do destino e do hotel, você pode fazer isso pelo site TripAdvisor.
Outra dica muito importante é ter em mãos todas as informações, o endereço e telefone do hotel, GPS, endereços dos pontos turísticos, horário de ônibus, telefone de táxi, telefones de emergência. Tire cópia de seus documentos e informe seus amigos e parentes sobre onde você está. Crie um grupo no Facebook e mande mensagens. É importante avisar de cada mudança no itinerário, assim você deixa todos tranquilos e mais gente pode se divertir com você!
Aqui estão mais algumas dicas que podem ajudar na organização de sua viagem e evitar alguns transtornos.
Precaução com o dinheiro
Não coloque a carteira no bolso de trás. Caso não esteja com uma bolsa ou mochila, uma opção segura é utilizar o cinto porta dinheiro, que pode ser comprado através internet e seu uso é bastante prático. Outra dica importante é não levar todo seu dinheiro junto com você, o indicado é deixar uma boa quantia guardada no hotel, em um lugar protegido.
Nas viagens internacionais, uma ótima opção são os cartões de viagem, que você carrega com a quantia que desejar e, caso algo dê errado, basta pedir o bloqueio e um novo cartão. Os cartões pré-pagos têm benefícios exclusivos e uma solução adequada para cada tipo de viagem.
Evite locais de riscos
Evite passear em áreas de risco. Andar sozinha à noite, em locais com pouca movimentação não é uma boa ideia, pois a possibilidade de ser roubada é grande.
Procure saber levantar o maior número de informações sobre a cultura de onde for viajar, visto que no Brasil temos alguns costumes que podem representar coisas completamente diferentes em outras culturas.
Outra questão que merece atenção é a adição de drogas na bebida. Na balada, fique de olho na preparação dos drinks ou opte por bebidas que já venham lacradas, nunca aceite nada de pessoas estranhas e não se coloque em situações de risco. Lembre-se que você é responsável por você.
Seja qual for seu destino, procure aproveitar ao máximo a viagem, cada momento é único e deve ser desfrutado da melhor maneira possível. É sempre bom tirar um tempo para si, seja para se conhecer melhor, relaxar, curtir, o importante é buscar a felicidade e nada melhor que viajar.
Esperamos que você tenha aproveitado todas as dicas especialmente preparadas para sua primeira viagem sozinha. Quer receber mais informações de viagem? Basta se inscrever em nossa Newsletter no formulário abaixo!