Em homenagem a Tiradentes, líder da Inconfidência Mineira, no decorrer do mês de abril você vai saber um pouco mais sobre as cidades históricas de Minas Gerais. Semana passada, falamos de Congonhas, a cidade dos profetas. E agora é a vez de explorar a formosa cidade de Diamantina.
Diamantina possui um fascinante conjunto arquitetônico e igrejas que representa muitíssimo a arte barroca. Além disso, a bela cidade é tombada como Patrimônio Histórico da Humanidade. Diamantina faz parte do circuito Estrada Real – Rota idealizada pela Coroa Portuguesa para oficializar o caminho do ouro e do diamante de MG até os portos do RJ e é um dos roteiros culturais e turísticos mais ricos do Brasil.
Capela Nossa Senhora da Luz
Fruto de uma promessa feita pela portuguesa Dona Tereza de Jesus Perpétua Corte Real, por ter se salvado de um terremoto em 1755, a capela foi finalmente construída em 1819. Dona Tereza anexou a capela um recolhimento e educandário para meninas órfãs. E quando faleceu em 1826 foi sepultada na entrada do templo. A capela da luz precisou passar por diversas reformas, sofreu algumas alterações, mas preservou seu estilo.
Biblioteca Antônio Torres
A biblioteca foi edificada no século XVIII, com sacadas de treliças. O visitante pode conferir de perto documentos históricos e livros que são raridades. Atualmente a biblioteca exibe num dos balcões da fachada um raro muxarabiê original, treliça de influência moura que encobre a sacada e que servia para os moradores observarem a rua sem serem notados.
Mercado Velho (Mercado Municipal dos Tropeiros)
Construído em 1835, o mercado municipal era o antigo rancho onde os tropeiros vendiam suas mercadorias. Hoje o local é um dos pontos turísticos da cidade e abriga o Centro Cultural David Ribeiro e a tradicional feira de artesanato, comidas, bebidas e hortifrutigranjeiros.
Caminho dos Escravos
O trecho que tem 20 km liga Diamantina ao distrito de Mendenha e foi calçado pelos escravos no século XIX, a trilha era utilizada para o transporte de diamantes extraídos no rio Jequitinhonha. O caminho conta com diversos atrativos naturais ao longo do percurso e a prática do turismo ecológico tornou-se comum no local, que é cercado por uma exuberante vegetação.
A próxima cidade que você vai conhecer é Mariana, considerada a primeira cidade e também a primeira capital de Minas Gerais. Se inscreva na nossa Newsletter pelo formulário abaixo e aproveite para receber todas as novidades diretamente por e-mail!