Chapada dos Guimarães
Crédito: Thinkstock

Chapada dos Guimarães

Com paisagens que vão te deixar com vontade de sair fotografando todos os cantos, a Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, abriga dezenas de cachoeiras, cavernas, lagoas e trilhas que atraem cerca de 150 mil turistas por ano, entre brasileiros e estrangeiros. O local ocupa área de 320 mil quilômetros quadrados, conservada pelo Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, aberto para visitação diariamente. Conheça a famosa cachoeira Véu da Noiva e os mirantes Morro São Jerônimo e Mirante Geodésico, ambos com vistas fantásticas! Para aproveitar ainda mais o contato com a natureza, vale a pena se hospedar em Cuiabá e na pequena cidade de Chapada dos Guimarães, e incluir no roteiro tours com parada para banho em piscinas naturais.

A área ocupada pela chapada abriga cachoeiras, cavernas, mirantes, lagoas, trilhas e variadas formações rochosas. Inspire-se com nossas sugestões de o que fazer na Chapada dos Guimarães e programe já sua viagem!

Mirante do Véu da Noiva

A cachoeira Véu da Noiva nasce no rio Coxipó e é o principal cartão-postal da região. Aproveite para observar o verde contornado por paredões de arenito e a beleza da cachoeira, com 86 metros de altura. O mirante fica a poucos minutos da aérea de administração do parque e também conta com restaurante e lojinha. O melhor acesso é a pé, por uma trilha de 1 quilômetro de extensão, sendo 500 metros na ida e na volta.

Circuito das Cachoeiras

Prepare-se para se encantar com as quedas d’água que surgem uma atrás da outra ao longo do curso do rio Sete de Setembro. Esse tour, de cerca de seis quilômetros de extensão, passa por sete cachoeiras. O melhor do passeio é poder se banhar nas piscinas naturais – as mais famosas são as formadas nas cachoeiras da Prainha e das Andorinhas. Destaque também para as cachoeirasdo Pulo, da Geladeira e Sete de Setembro. É aconselhável se planejar com antecedência com a ajuda de guia e verificar quais estão liberadas para banho no período da visita. O percurso completo exige, em média, 6h de caminhada, mas o visual e a diversão na água compensam o esforço!

Cavernas

Um dos locais históricos do parque é a Casa de Pedra, caverna próxima a um córrego, famosa pela presença de desenhos rupestres. É possível acessá-la no caminho em direção ao Circuito das Cachoeiras. Aproveite para registrar fotos com a bela luz natural entre rochas e árvores. Já a caverna Kiogo Brado tem visual surpreendente, com paredes de arenito, caminhos estreitos e entrada gigante, com cerca de 30 metros de altura. Mas atenção: é importante verificar se as cavernas estão abertas para visitação na época da sua viagem, pois é comum haver estruturas muito frágeis e que exigem um menor número de visitantes.

Morro de São Jerônimo

Do alto dos cerca de 1000 metros de altitude do Morro de São Jerônimo você terá uma das melhores vistas da chapada e seu entorno. O visual presenteia os visitantes após uma longa caminhada, afinal, o trajeto completo tem 16 quilômetros, considerando ida e volta. Conte com a ajuda de um guia e considere passar por várias formações rochosas, como a Casa de Pedra, além de trechos de mata e subidas. A aventura também exige um longo tempo de exposição ao sol e pode ser considerada leve ou cansativa dependendo da sua experiência em trilhas.

Cidade de Pedra

Repleto de rochas com formatos curiosos, o local pode ser observado a partir de mirantes. As pedras lembram ruínas e se concentram em um desnível do solo, área habitada por araras vermelhas – a observação de aves também é uma das atividades procuradas pelos turistas! O local é acessível por estrada de terra, sentido Água Fria, na rodovia MT-020. A visita deve ser realizada com a companhia de guia e veículos 4×4.

Mirante Geodésico

O local está a cerca de 800 metros de altitude e é considerado o melhor ponto para ter uma visão ampla do encontro da Chapada dos Guimarães com as terras do Pantanal.  Fica a apenas oito quilômetros da cidade de Chapada dos Guimarães e pode ser acessado pela rodovia Emanuel Pinheiro, sentido Campo Verde. Com sorte, visite o local em dias de tempo aberto e com boa claridade para curtir uma vista ainda mais bonita!

Conheça a Chapada dos Guimarães. Preencha o formulário abaixo e solicite sua cotação!

Para garantir a melhor viagem possível precisamos estar cientes de o que você procura.
Para isso sugerimos que seja o mais claro possível. Como em qualquer relacionamento, comunicação é fundamental. Não tenha medo de fazer perguntas, compartilhar suas preocupações e dar voz aos seus desejos pois são estas informações que ajudarão a nossa equipe a planejar a viagem certa!

Nome*:
E-mail*:
Telefone com DDD*:

Destino*: Este destinoOutro destino
Se você marcou "Outro destino", nos informe qual:
Data de saída*: Data de retorno*:

Número de passageiros*:
adultos e crianças com idade até 11 anos.
No caso de viagem com crianças, qual idade elas terão na data de embarque? (Essa informação é necessária para a cotação):

Quanto você pretende investir nessa viagem (por pessoa)?

Quais são suas expectativas para essa viagem?