Bonito seria uma pacata cidadezinha do interior se, em meados dos anos 70, o peão de uma fazenda não tivesse descoberto um buraco no chão. Dentro do buraco de 72 metros de profundidade – batizado de abismo Anhumas – havia um imenso lago de águas cristalinas tomado por estalactites. Aos poucos, o tal buraco, a encantadora gruta da Lagoa Azul, as cachoeiras e os rios incrivelmente transparentes e repletos de peixes coloridos ganharam fama e infraestrutura turística, tornando a região, na década de 90, uma espécie de Disney ecológica.
Cavernas e quedas d´água transformaram-se em pano de fundo para a prática do rapel; as matas foram cortadas por trilhas planejadas e circuitos de arvorismo; e os rios – verdadeiros aquários naturais graças ao calcário das rochas que contornam os leitos – viraram cenários para mergulhos autônomos e livres. E assim deverá continuar para sempre.
Exemplar no quesito turismo sustentável, Bonito faz bonito quando o assunto é preservação e exploração da natureza de maneira responsável. Por questões ambientais, os passeios que levam a cachoeiras, grutas, trilhas e nascentes são obrigatoriamente acompanhados por guias locais credenciados.
A rígida fiscalização proibiu, por exemplo, o rapel no Buraco das Araras – o interior da fenda é abrigo de aves diversas -, além de uma séria de outras atividades, como a pesca nos rios da região. Todo o esforço é válido para conservar as belezas que tanta fama garantem ao lugar.Paraíso dos aventureiros, Bonito reserva espaço também para quem quer apenas contemplar os santuários. Para esta turma há cavalgadas e passeios de bicicleta. E, por mais que a água seja fria, não há como se esquivar da flutuação, uma espécie de mergulho livre. Equipado com máscara, snorkel, roupas e botas de neoprene, basta soltar o corpo que a correnteza e a natureza se encarregam do resto: apresentar as magníficas e coloridas flora e fauna dos rios, que por tanto tempo ficaram isoladas pelo anonimato.
Principais atrações
Além de interagir com a fauna e flora nativas, Bonito é o lugar ideal para quem quer relaxar ou se divertir em meio a lindas paisagens, já que são muitas as opções de pacotes para Bonito. Por medidas de proteção ambiental, as visitas às atrações naturais têm limites diários de visitação. Por isso, agende seus passeios com antecedência.

Crédito: Divulgação CVC
Gruta do Lago Azul
A 20 quilômetros do centro de Bonito, um dos passeios mais procurados da cidade é a visita a esse lago de incríveis águas azuladas, com mais de 80 metros de profundidade, onde não é permitido nadar. Na área da gruta você observa formações rochosas belíssimas, enquanto percorre uma longa escada para se aproximar do lago.

Crédito: Divulgação CVC
Flutuação
As águas cristalinas de Bonito proporcionam experiência inesquecível de flutuação com snorkel nos rios. Os mais procurados são o rio Sucuri (na Fazenda São Geraldo), rio Bonito (no passeio da Nascente Azul) e o rio Olho d’Água (no Recanto Ecológico Rio da Prata), onde você pode observar uma rica fauna e flora, sob águas de tons esverdeados e azulados.

Crédito: Reprodução / bonitoway.com.br
Gruta de São Mateus
A dois quilômetros do centro de Bonito, a caminhada em trilha suspensa pelo interior da gruta permite observar diferentes estalactites, estalagmites e colunas rochosas. No fim do passeio, você confere mais sobre a história da cidade no Museu Cultural Kadiwéu, equipado com animais empalhados e objetos antigos da região. Em seguida, o mirante 360° brinda seus visitantes com uma vista incrível da cidade.

Crédito: Divulgação CVC
Fazenda Ceita Corê
A 36 quilômetros da cidade, a fazenda abriga trilhas com várias cachoeiras, tirolesa, parada para banho em piscinas naturais de águas cristalinas, grutas e mergulho na nascente do rio Chapeninha, em área rodeada por vasta vegetação. Na estrutura do local, também estão disponíveis passeios de canoa, redários e restaurante.

Crédito: Divulgação CVC
Parque Ecológico do Rio Formoso
Próximo da entrada da cidade e do aeroporto de Bonito, você tem uma série de atividades de lazer, como boia-cross, passeios a cavalo, mergulho scuba, mountain bike, stand-up paddle e flutuação com snorkel.

Crédito: Divulgação CVC
Praia da Figueira
Uma série de atrativos compõe o complexo da Praia da Figueira, além da própria praia de lago, equipada com quiosques e bar da praia. Biribol, tirolesa, pedalinho, vôlei de praia, caiaque, quadriciclo, flutuação com snorkel, passeios de bicicleta e outras atividades estão à disposição.
Gostou desse destino? Solicite uma cotação com nossos agentes!