Capa > Nosso entorno > Engenho Central > Primeiro galpão do Museu da Cana-de-Açúcar é inaugurado hoje com exposição

Primeiro galpão do Museu da Cana-de-Açúcar é inaugurado hoje com exposição

museuSerá inaugurado hoje, 20/05/2015, o primeiro galpão do Museu da Cana-de-Acúcar, no Engenho Central, bem em frente à Torres Turismo.

Confira o artigo publicado nesta quarta-feira (20) no Jornal de Piracicaba, caderno Cultura:

Ministério da Cultura, prefeitura e IBL (InstitutoBrasil Leitor) inauguram hoje, às 19h, o Galpão 5B do Engenho Central com a exposição Saccharum — Canas do Brasil. A mostra será aberta apenas para convidados, mas a partir de amanhã também recebe a visita do público, que tem até o dia 25 de junho para conferir as obras. A entrada é gratuita.

A exposição inicial evidenciará a trajetória da cana-de-açúcar no Brasil através de vídeos, desde as primeiras espécies até as que são plantadas atualmente. O Galpão 5B é uma construção histórica de 1881 que terá cinco de seus edifícios — 5A, 5B, 5C, 7A e 7B — inteiramente restaurados, através de projeto da Semac (Secretaria da Ação Cultural) com apoio do Ministério da Cultura.

Amanhã, a partir das 10h, o público poderá conferir amostra, que foi dividida em três eixos temáticos: o primeiro faz um breve relato sobre a produção da cana-de-açúcar por meio de registros iconográficos históricos e textos explicativos dos primeiros tipos de cana plantados no Brasil. Na segunda parte, serão apresentadas cinco variações de cana utilizadas atualmente e um vídeo do ex-presidente da Unica (União da Indústria da Cana-de-Açúcar) e conselheiro do instituto Eduardo Pereira de Carvalho, que fala sobre o uso sustentável da canade-açúcar, destacando sua utilização para além do açúcar e do etanol, como o uso do bagaço para geração de energia. No último eixo, o público conhecerá os próximos passos da reforma do museu a partir de maquetes físicas e eletrônicas do projeto completo.

De acordo com a diretora técnica do IBL, Isabela Galvez, o próximo galpão restaurado é o 5A. As obras devem começar no segundo semestre deste ano e a expectativa é que até final de 2016 a reforma dos cinco galpões tenha sido finalizada. “O projeto foi divido em fases e vamos inaugurar os galpões conforme ficam prontos.”

Responsável pela execução do projeto de restauração, o presidente do instituto William Nacked, celebrou a conclusão desta primeira etapa. “Estamos muito contentes em contribuir, oferecendo aos piracicabanos esse espaço cultural que irá abrigar várias exposições temporárias. Tivemos a preocupação de manter as características originais do Galpão 5B e, para a abertura, foi feito um resgate de dados históricos e culturais da cana-de-açúcar.”

Amanhã o museu receberá jovens do projeto Pequeno Cidadão, que, ao longo do restauro do Galpão 5B, foram alunos do projeto Pequeno Restaurador, participando de aulas práticas e teóricas de restauro, preservação e memória com a diretora técnica do IBL.

SERVIÇO Exposição Temporária Saccharum — Canas do Brasil. De 21 de maio a 25 de junho. Visitação: de quinta-feira a sábado, das 10h às 17h, na avenida Dr. Maurice Allain, 454, galpão 5B, Parque do Engenho Central.

Por Carolina Gavioli (carolinagavioli@jpjornal.com.br)